Por Fernando Cunha, Carla Braga e Ivan Mendes Boeachat
Fotos: Alexandra Torres

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Prefeitura de Nova Iguaçu não repassa verba e pré-universitário gratuito poderá fechar

Fonte: Jornal Hoje
Estudar em uma universidade renomada e ter a garantia de um futuro promissor. Este é o desejo de milhares de jovens de Nova Iguaçu que enfrentam os desafios do vestibular todos os anos. Três exemplos de superação e força de vontade são Welington de Almeida, 26 anos, Leandro Almeida, 21, e Rodrigo Perez, 25. Todos eles são moradores da cidade e são alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O trio conhece bem as dificuldades enfrentadas não só dentro da sala de aula, mas também na rotina de um universitário e, por isso, querem ajudar aqueles que sonham ingressar em uma universidade de ponta. Por isso, eles lutam para que a Prefeitura de Nova Iguaçu repasse a verba destinada ao Pré-Universitário do município, um curso gratuito de pré-vestibular que já aprovou mais de 700 estudantes em diversas universidades públicas nos últimos cinco anos.
“O novo contrato foi assinado ano passado e vai até dezembro de 2011. Ele foi publicado em Diário Oficial no dia 17 de novembro, mas até agora os repasses não foram feitos. Estamos com uma equipe de 104 professores que não recebem desde outubro. Se a prefeitura não resolver rapidamente este problema o projeto vai se tornar impossível de existir e Nova Iguaçu vai andar para trás”, disse Rodrigo Perez, doutorando em História Social da UFRJ e professor de História do curso pré-universitário.
O projeto surgiu em 2006 e só no ano passado atendeu a mais de mil alunos. O curso é gratuito e os alunos recebem passe e uniforme. Além disso, eles contam com os ensinamentos daqueles que já foram vestibulandos e que hoje são alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esta é a oportunidade para que os estudantes tenham o primeiro contato com uma grande instituição pública.
“Os professores do curso são alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ orientados por professores e doutores. Para dar aula, todos passam por um processo de seleção muito rigoroso. O aluno fica em contato com uma instituição acadêmica muito forte”, explicou Welington de Almeida, mestrando em Língua Portuguesa pela UFRJ e professor de Redação do curso.





E não esqueçam que a prefeita de Nova Iguaçu é uma professora, e trata dessa forma os estudantes e professores de Nossa cidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário